Cantinho Literário

Quando eu fazia faculdade de Letras (UFC), eu gostava mais da Literatura Portuguesa, especialmente do Realismo. Amo Eça de Queirós e prefiro mil vezes "O Primo Basílio" ao "Madame Bovary", de Gustave Flaubert - embora o Eça tenha se inspirado neste último, saiu melhor! Mas tinha um escritor português simbolista que eu me identifiquei demais, chamado Camilo Pessanha. Ele não é famoso, para quem não é estudioso (ou amante) da literatura, mas era perfeito nos símbolos, nas matáforas. Hoje me lembrei de alguns versos do seu poema "Estátua" e resolvi postá-lo todo. É lindo!


Estátua


Cansei-me de tentar o teu segredo:

No teu olhar sem cor, --- frio escalpelo,

O meu olhar quebrei, a debatê-lo,

Como a onda na crista dum rochedo.



Segredo dessa alma e meu degredo

E minha obsessão! Para bebê-lo

Fui teu lábio oscular, num pesadelo,

Por noites de pavor, cheio de medo.



E o meu ósculo ardente, alucinado,

Esfriou sobre o mármore correcto

Desse entreaberto lábio gelado...



Desse lábio de mármore, discreto,

Severo como um túmulo fechado,

Sereno como um pélago quieto.


(Camilo Pessanha)

0 comentários:



Postar um comentário